segunda-feira, 5 de abril de 2010

La Canastra Suja



Salve, salve todo mundo!

Após um feriado de páscoa, voltei com muito gás e cheia de idéias fervilhando na mente. Andei trocando uma idéia com o Alex Vaz, vocalista da Canastra Suja, e pude conhecer um pouco mais da trajetória desta banda que movimenta a cena independente de Pelotas desde 2007. Fiquei contente com esse bate papo e eu, que já curtia o som, quis conhecer um pouco mais do trabalho feito por eles.

A Canastra é uma “banda de rock n’ roll sem frescuras”, composta por Alex Vaz (voz e guitarra); André "teco" Barbachan (guitarra e voz); Marcelo Gafanha (bateria e voz); Alercio (baixo) e Vini Albernaz (teclados). Segundo Vaz, este slogan acompanha a banda desde o primeiro trabalho “por causa das melodias e harmonias, que sempre foram um tanto quanto grotescas! Hahahaha”.

Com um cd demo, lançado em 2007 e mais os dois eps lançados em 2009, o Tchubaruba e o Ao Vivo, a banda lançou seu videoclipe Baza, no Nova York Irish Pub, no dia 21 de março. O videoclipe foi produzido pela Kamikaze Audiovisual, com quem fechou a produção dos três trabalhos: Tchubaruba, Baza e Um blues pra você chorar (que será lançado ainda esse ano ). Segundo Alex, a produtora teve grande importância no desenvolvimento deste novo projeto. “A idéia da estética do clipe, veio toda da Kamikaze, das cabeças de André Barcellos, Renan Medina e Leandro Lopes”.

A inspiração das composições vêm de situações da própria vida, do simples fato de observar e viver as coisas. “Eu costumo dizer que as músicas da Canastra Suja são canções que prezam o desapego aos relacionamentos amorosos e é óbvio que sendo eu, um homem, elas sempre vão vir numa linguagem masculina”, explicou o vocalista. A influência das canções vêm de grandes nomes como Beatles, Rolling Stones, Barão Vermelho, Celso Blues Boy, B.B. King e Stevie Ray Vaughan. Além destes grandes nomes da cena rock n' roll nacional e internacional, alguns nomes da MPB como Nei Lisboa, Caetano Veloso, Vitor Ramil e Chico Buarque, passaram a influenciar as composições da banda.

Uma das coisas que mais chama a atenção nos shows da Canastra é a cumplicidade entre banda e público. Pessoas que lotam as casas de shows onde eles se apresentam e sabem de cor, todas as letras. Este é o maior retorno que um artista que faz parte do cenário independente pode receber. Em Pelotas, segundo Vaz, este cenário hoje é melhor do que no início das apresentações da banda, em 2007. Ele explica que a cena pelotense estava passando por um período de ostracismo e que as bandas que existiam, estavam todas encerrando os trabalhos, por não haver mais lugares disponíveis para tocar. "Isso começa a mudar quando os artistas começam a trazer as bandas de amigos dos 'buracos' undergrounds para casas mais bem equipadas da cidade. Todo essa movimentação faz com que Pelotas começasse, assim, a ser colocada de novo no mapa da cena independente do Rio Grande do Sul", explicou.

A Canastra se apresenta nesta quinta-feira, dia 08 de abril, no Nova York Irish Pub, junto com a Superguidis, de Porto Alegre. Dia 31 de maio se apresentam, mas com local ainda a confirmar. Estão previstos, também, shows em Caxias, Santa Maria e Porto Alegre, para o lançamento do videoclipe. E quem quiser conferir o trabalho dos guris, eu recomendo! Basta ficar ligado na agenda e nas novidades do site www.canastrasuja.com

O videoclipe Baza está à disposição no youtube através do link:
http://www.youtube.com/watch?v=qPMXBd03gkA

Ta valendo! A Carioca que disse!
Valeu Alex! Valeu Canastra! Suerte!

2 comentários:

  1. Já que não há o crédito ainda... essa foto da Canastra foi feita por mim. hehe

    Tiago Garcia

    ResponderExcluir