quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia de Terror. Dia de Vacina!


Hollaaaaa personas e leitores do blog da Carioca!!

Quem ainda não se vacinou contra a gripe A?
Eu fazia parte desta porcentagem que ainda não tinha se imuizado, mas hoje resolvi vestir a camisa e ir em frente, apesar do meu verdadeiro PA-VOR de injeção, agulhas, seringas, whatever!
Confesso que foi bem engraçada a minha experiência "dia de vacina".

Cheguei ao Centro de Especialidades Municipal (R. Voluntários da Pátria, 1.428) e fui entrando na fila. Quando fui abordada por um rapazinho que me disse que aquela fila era para crianças e que eu deveria me posicionar na fila das pessoas de 20 a 29 anos que estava do lado de fora. Chegando ali, achei a fila um pouco grande, mas não tinha me dado conta do real tamanho. Sim, dobrava a esquina com a rua Santos Dumont e ia a perder de vista! (Que maravilha, hein!).

Depois de caminhar quase 50km(Carioca exageeeera), parei no meu lugarzinho. A cada 15, 20 minutos, um passinho (Ó Glória!). Tudo estava indo bem quando resolve chover e na minha bolsa eu encontrei só a capa da minha sombrinha (Guarda-chuva para os cariocas). A tal chapinha pós banho foi para o espaço, mas tudo bem...eu não ia embora sem a vacina. Foi quando a fila começou a caminhar mais rápido e logo consegui parar embaixo de uma marquise. Mais alguns passitos e estaria frente a frente com meu temor!

Entrei, finalmente no prédio, e uma moça me pediu a identidade, fez a famosa perguntinha: Tu é do Rio? Mas o que tu tá fazendo aqui, guria? (eu já estou aqui há um ano e meio e essa é a pergunta que mais me fazem! Já disse que vou fazer uma camiseta dizendo: "Sim, sou do Rio. Sim, moro aqui.Sim, adoro!").

Bom, passados os blá, blá, blás com a atendente, entrei na salinha do medo (a sala da aplicação!!!). Uma enfermeira bem falante ia conversando enquanto pegava a seringa horrorosa e que devia ter uns 90cm (lembra que a Carioca exagera!) e sapecava o braço das pobres vítimas. Foi chegando a minha vez e já fechei os olhos e falava solita "não, não quero!". Quando chegou a minha tão esperada vez, levantei a manga da camiseta e, por um impulso infeliz (ai, que vergonha!), segurei com força, mas com muita força, o braço do gauderinho da frente que estava tomando a sua aplicação com a enfermeira baixinha ao lado. Ele se assustou, óoobvio! E eu disse: "ai, desculpaaa! É que vai doer! O teu tá doendo?". Ele riu e disse que não e eu soltei os dedinhos atrevidos, claro! A moça veio com a tal seringa do mal e só deu tempo de eu dizer: "tá! Mas espeta com carinho!". Ela deu umas risadinhas e disse para eu ficar tranquilinha e, a famosa frase, relaxa o braço bem relaxadinho...(só faltou o "é só uma picadinha de mosquito!").

No final das contas, deu-me a espetadela! Que não doeu NADA acreditem, só deixou o braço pesado, lesado, como se tivesse 100kg (ó o exagero...), por uns instantinhos. E eu fiquei muito contente e dizia para a própria enfermeira com um sorriso de abobada no rosto: não doeu, não doeu, não doeu! E ela bem simpática: "Sim! O próximo!".

Para os interessados em se imunizar, ainda há tempo! Pessoas (jovens) de 20 a 29 anos tem até amanhã para se imunizar. De 24 de abril a 07 de maio, é a vez dos idosos (60 anos ou mais) e portadores de doenças crônicas. E de 10 a 21 de maio, a população saudável de 30 a 39 anos.
Gestantes, crianças de seis meses a dois anos e portadores de doença crônica como: cardíaca, respiratória, renal, hepática, sanguínea, diabetes, imunodepressão ou grande obesidade) deveriam ter se vacinado de 22 de março a 02 de abril.

Para maiores informações:
http://portal.saude.gov.br/
Portal da Saúde do Governo Federal.

É isso meu povo!! Amanhã tem mais!

Comentem, deixe seus recados e sugestões de pauta!
A Carioca vai ficar muito contente!

Se cuidem!!!
Baccios!!!

7 comentários:

  1. ótima matériaa, nao me vacinei ainda, e na real tambem nao curto muito injeção.. hehe tinha até esquecido dessa vacina ! aiuehuiahe
    agoraa to lembrado e vo la faze isso ai o mais rapido possivel ! agradeço por me lembra e comenta que nao doeu nada..hehe
    beijoos

    ResponderExcluir
  2. Amei a cronica, dei muita risada c os exageros da carioca que adora morar aqui...
    Já me vacinei e acreditem, não doi nada, nem uma picadinha de mosquito!! hehehe

    Bjitos Ju Mendes

    ResponderExcluir
  3. e eu que to ficando velha...ai que dó...achei q poderia me vacinar semana passada, mas com meus 30 começava só essa semana...haha, é amigo...
    Beijo caricas amada da nossa PELOTAS

    ResponderExcluir
  4. amei a cronica, bem a tua cara!!imagina quantas "cariocas exageradas" essa enfermeira nao teve que encarar hein?!
    eu bem espertinha ainda nao me vacinei, ainda bem que prorrogaram.
    beijao e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Oi, boa noite, gostei do teu relato... abraços e um ótimo domingo.
    Mauro (Koisas e Coisas)

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que as vacinas deveriam ser para toda a população, não importando a idade, afinal todos somos brasileiros, e esta doença mata, abraços!

    ResponderExcluir