segunda-feira, 5 de julho de 2010

Trailer do Documentário REcotada

Salve, meus camaradinhas!

Hoje estou aqui para falar um pouco de um projeto de grande importância, particularmente, para mim: o documentário sobre a Exposição Recotada. Este projeto é o "primeiro filho" da Documenta - Arte. Cultura. Moda - parceria formada por mim, Camila Sequeira (A Carioca como todo mundo conhece), Cassiano Miranda e Márcio Mello (nossa famosa voz da Rádio Atlântida), os dois velhos conhecidos do circuito musical indie de Pel-City.

A idéia surgiu após uma visita à exposição no dia em que foi inaugurada e logo em seguida as idéias começaram a borbulhar na cabeça e o o "bicho carpinteiro" tomou conta de nós, ou seja, precisávamos colocar a mão na massa e mostrar para todo mundo esta baita iniciativa de cultura! Um passo a frente para a retomada cultural desta cidade que por tantos anos foi referência neste circuito em âmbito nacional.

Juntamos a fome à vontade de comer, e este é o primeiro filho da Documenta. Que seja o primeiro de uma grande prole!

Confira o Trailer do Documentário que vem por aí! Mais informações sobre o evento de lançamento, em breve!

Abaixo um pouquinho do que foi a Recotada! Enjoy!

Relato de uma espectadora, no caso, eu...

"Logo na entrada, no primeiro andar, as obras de 30 grafiteiros de Pelotas e região atraiam toda a atenção do público devido a tamanha criatividade com a utilização das cores fortes, das formas, e de objetos que pareciam saltar da parede para interagir com aqueles que visitavam o espaço.

Ainda reforçando todo aquele clima sobrecarregado pela arte de rua, skatistas participaram de um campeonato de skate numa "pista" localizada em meio às obras, e contou também com a participação da gurizada do InRua, projeto que acontece todas as sextas-feiras, na Esplanada do Theatro Sete de Abril, que reúne as mais diversas expressões artísticas, e que assumiu a trilha sonora do evento.

Nos outros andares, era possível estar em contato com todo tipo de expressão artística. Gravuras, desenhos, intervenções, fotografias, vídeo, apresentações de dança e teatro, tudo organizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através de um Projeto de Extensão Universitária.

Todo espaço da antiga fábrica foi aproveitado, pinturas ilustravam os vidros quebrados das janelas, adesivos colados nos degraus das escadas, artistas maquiados e descalços circulavam entre os visitantes da mostra, e até uma área aconchegante com sofás e poltronas foi montado pelo pessoal da Casa de Joquim, que também participou do evento.

A impressão que tive foi a melhor possível. Fiquei encantada com cada objeto, cada cor, cada forma, cada jeito bastante particular e característico de cada artista de expressar a sua arte, a sua visão, seu sentimento. É tudo uma grande viagem, como se fossemos conduzidos pelos seis andares a um passeio de resgate total da cultura e de toda forma possível de arte. Fica dado os meus parabéns a organização e aos artistas do evento!!!

A exposição foi realizada, de 27 de março a 1° de abril, na antiga fábrica de massas Cotada, na região do Porto de Pelotas. Aqueles que foram, puderam conhecer um pouco da veia artística da cidade".

2 comentários:

  1. que legal Camila :)
    Parabéns ficou show!! Q pena que não teve o mesmo na 1ª expo, na qual participei :P
    um grande beijo e continua com essa equipe, acho que é uma grande oportunidade. Isso falta na nossa cidade! :)

    ResponderExcluir
  2. Que bacana! Penso que o caráter democrático da ReCotada é o mais bacana. Além de ser livre, de quem tivesse vontade pudesse expor ou pintar, foi um projeto de alunos bem pequenininhos. Isso prova que pra se fazer coisas bacanas, basta ter boa vontade, responsabilidade e colocar a mão de verdade na massa!
    Mudar a realidade é sim possível.
    Tô louca pra ver o documentário. O trailer tá lindo!
    beijos

    ResponderExcluir