sábado, 27 de março de 2010

Visita a RECOTADA


Ontem estive na inauguração da Exposição RECOTADA, realizada na antiga fábrica de massas Cotada, na região do Porto de Pelotas. Confesso que fiquei impressionada com a qualidade de todos os trabalhos distribuídos nos seis andares da mostra.
Logo na entrada, no primeiro andar, as obras de 30 grafiteiros de Pelotas e região atraiam toda a atenção do público devido a tamanha criatividade com a utilização das cores fortes, das formas, e de objetos que pareciam saltar da parede para interagir com aqueles que visitavam o espaço.
Ainda reforçando todo aquele clima sobrecarregado pela arte de rua, skatistas participaram de um campeonato de skate numa "pista" localizada em meio às obras, e contou também com a participação da gurizada do InRua, projeto que acontece todas as sextas-feiras, na Esplanada do Theatro Sete de Abril, que reúne as mais diversas expressões artísticas, e que assumiu a trilha sonora do evento.
Nos outros andares, era possível estar em contato com todo tipo de expressão artística. Gravuras, desenhos, intervenções, fotografias, vídeo, apresentações de dança e teatro, tudo organizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através de um Projeto de Extensão Universitária.
Todo espaço da antiga fábrica foi aproveitado, pinturas ilustravam os vidros quebrados das janelas, adesivos colados nos degraus das escadas, artistas maquiados e descalços circulavam entre os visitantes da mostra, e até uma área aconchegante com sofás e poltronas foi montado pelo pessoal da Casa de Joquim, que também participou do evento.
A impressão que tive foi a melhor possível. Fiquei encantada com cada objeto, cada cor, cada forma, cada jeito bastante particular e característico de cada artista de expressar a sua arte, a sua visão, seu sentimento. É tudo uma grande viagem, como se fossemos conduzidos pelos seis andares a um passeio de resgate total da cultura e de toda forma possível de arte. Fica dado os meus parabéns a organização e aos artistas do evento!!!
A exposição vai até o dia 1° de abril, por isso aqueles que ainda não foram, corram para visitar e conhecer um pouco da veia artística da cidade. Esta semana ainda, vou conversar com a organização da mostra e esta entrevista, você vai poder conferir aqui no blog! Confira também, as fotos de algumas obras em exposição!

Dê sua sugestão, elogie, critique...a idéia é participar e interagir!

E qualquer dúvida, pode dizer que a Carioca que disse...

Hasta luego! Besitos!
FOTOS: DODÔ (Valeuuuu fotógrafo!!)

Um comentário:

  1. Muito obrigado Carioca!!! Agradeço muito seus elogios, pois é muito producente qualquer crítica expressada sobre o evento. O texto é bastante motivador para continuarmos lutando por espaços dedicados a arte, educação e cultura.
    Patrezi. Organizador e Curador do Projeto de Extensão ReCotada.

    ResponderExcluir