segunda-feira, 14 de junho de 2010

Vai, Pisa Fundo Freak Brotherz!



Salve, salve meus camaradinhas! Antes de mais nada, peço mil desculpas pela demora na atualização deste blog!

Devido a alguns contratempos, algumas pautas acabaram atrasando, mas agora sim, voltamos com todo gás! E nada melhor que colocar ordem na casa com uma entrevista danada de boa feita com uma das bandas mais antigas, reconhecidas e que se tornou uma referência do cenário musical independente pelotense.
Com vocês...Freak Brotherz!

Há mais de 10 anos na estrada, a Freak Brotherz é uma velha conhecida daqueles que frequentam a noite underground pelotense. Quem viveu o circuito indie da cidade, acompanhou o crescimento musical desta banda que se tornou bastante conhecida não só aqui, como em todo Rio Grande. Após tanto tempo de batalha e ter passado por diversas formações, hoje a Freak é formada pelos irmãos Danilo Ferreira, vocalista, Solano Ferreira, baixista, conta ainda com o peso das guitarras de Rodrigo Monteiro e Gustavo Millan e o poder das baquetas de Clovinho Motta.

Com um público bastante fiel, que cresce a cada dia, e que comparece em peso a todos os shows, a banda é o retrato da saga dos músicos que enfrentam os percalços do meio indie. Fazendo um trabalho de qualidade e enfrentando as dificuldades encontradas pelo caminho, eles levantam a bandeira do apoio e parceria entre os artistas do meio para que haja sempre investimento neste cenário. Segundo Solano, é preciso, além de muito trabalho, saber encontrar manobras alternativas para driblar a falta de espaço, a concorrência e a falta de investimento. "Se não tem espaço, se cria. Se não tem grana, que é o mais complicado de tudo, se trabalha, se cria alternativas para aparecer", explicou.

A Freak tem uma extensa lista de trabalhos. O primeiro deles, em 98, foi uma gravação divulgada em fita cassete. Fizeram também participação em coletâneas de festivais, gravaram dois videoclipes e o cd Dentro da Idéia, lançado em 2007. Na bagagem, uma série de shows que marcaram a carreira desta gurizada e fizeram barulho na noite de Pelotas. "Fizemos shows no Theatro Sete de Abril, sempre muito especiais, aberturas de shows de grandes bandas, mas as apresentações em lugares pequenos, apertados e abafados, os famosos "inferninhos", são os mais divertidos e onde a banda se sente mais a vontade!" , contou Danilo.

As composições geralmente são feitas por Solano, mas sofrem influência de todos os integrantes da banda. É comum eles se reunirem para trocar idéias, falar sobre referências, apresentarem algumas bases e agregar às letras prontas um pouco de cada um, dando a sua cara, adaptando a sua maneira de tocar e dando a sua contribuição. "A gente sempre fez muita "Jam" (Jam Session - encontros para desenvolver novos materiais ou simplesmente como o intuito de tocar, improvisar...), onde a galera “viaja” legal sem se preocupar muito. Mas às vezes alguém já vem com uma idéia pronta, uma base ou até a música", explicou Solano.

Além das composições próprias, a Freak também é responsável por um outro projeto que atrai um grande público em todas as suas edições. É o Freak Toca Rage, um tributo a uma das bandas mais influentes e polêmicas dos anos 90, Rage Against the Machine (RATM). O que chama bastante a atenção nas apresentações é a incrível semelhança vocal entre Danilo Ferreira e o vocalista da Rage, Zack de La Rocha. Em todas as apresentações, a euforia do público é algo indescritível. As famosas rodinhas punk se formam na frente do palco, sempre com muita adrenalina e sem violência. "Fazer o Tributo é uma puta adrenalina! Rage sempre esteve em nossos set lists. É muito mais que uma homenagem, é uma terapia em grupo" completou Solano.

Para quem quiser conferir de perto, a Freak se apresenta dia 09 de julho no Espaço Baiuca (R. Três de Maio, 626) e realiza também o Tributo a RATM, dia 17 de julho, no Wong Bar (R. Benjamin Constant esquina R. Alvaro Chaves). E para aqueles que quiserem se informar sobre a agenda de shows e saber mais sobre a trajetória desta banda pelotense que percorreu bastante chão e hoje é uma das bandas mais consagradas do cenário indie gaúcho, basta acessar o blog da banda (http://freakbrotherz.wordpress.com/), o site Palcomp3 (http://palcomp3.com/freak_brotherz/), ou também a comunidade da Freak no orkut.

Para fechar com chave de ouro, a banda deixou um recadinho para a galera que acompanha sempre o trabalho da Freak. "Valeu pessoal pelo apoio e camaradagem! A FREAK TÁ AÍ E NÃO PÁRA!!!".

A Carioca também foi contemplada com o recadinho da banda. "Por fim gostaria de agradecer a Carioca pelo espaço! Grande abraço!".
Aaaah! Muleeeque! hehehe.

Tá valendo conferir, heinnn! A Carioca que Disse...vai vendo!